quinta-feira, 8 de julho de 2010

MUDANÇAS JÁ COMEÇARAM



Guarda Municipal faz ação preventiva ao redor de escola municipal
Trinta guardas municipais de Curitiba, sendo 12 do Grupo de Operações Especiais (GOE) e os demais da regional Santa Felicidade, realizaram uma ação preventiva nas imediações da Escola Municipal Paranaguá, no Conjunto Saturno, bairro Santo Inácio, na tarde de quarta-feira (7). A atividade foi uma "varredura" na região para tentar flagrar atos ilícitos, como uso de drogas. Ninguém foi detido.
De acordo com o inspetor Airton Sebastião Machado, as imediações da escola são diferentes das demais, pois existem muitas ruas sem saída e ao lado do colégio há o Bosque Saturno, área de preservação ambiental centenária com 24 mil metros quadrados. "Esse cenário propicia condições para permanência de grupos que usam substâncias ilícitas", disse o inspetor Airton.
Moradores do bairro, funcionários da escola Paranaguá e pais de alunos afirmam que aumentou o número de usuários de drogas na região e isso está atrapalhando as atividades dos alunos da escola. De acordo com a diretora Roseli Vintem, o bosque ao lado do colégio é utilizado pelas crianças da escola para aulas de educação ambiental e outras atividades, como teatro e aprendizado musical.
"Há um espaço que utilizamos como sala de aula para contarmos histórias às crianças. Ali existem várias árvores nativas no bosque e os professores desenvolvem educação ambiental com os alunos", disse a diretora Roseli. Na Escola Municipal Paranaguá estudam 390 alunos desde a educação infantil até a 4.ª série (4 a 10 anos).
O Guarda Municipal Fernando Silva trabalha na escola e durante três anos observou as regiões onde mais acontecem situações de pessoas cometendo atos ilícitos. Silva afirmou que existem de 15 a 20 trilhas diferentes dentro do bosque. De acordo com o inspetor Airton, a Secretária Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, fará rondas preventivas constantes na região e a comunidade, caso veja algo suspeito, pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.
"Quando o guarda da escola também vir algo suspeito pedirá apoio e viaturas da Guarda virão para cá. A ação desta quarta serviu para as equipes conhecerem bem a área", disse o inspetor Airton. Neuza Carraro, que há 34 anos mora no bairro, aprovou as rondas da Guarda Municipal. "Vai trazer mais tranquilidade e segurança para a região", disse.